Manual do Agente de Viagens

  • 15 Minutos

Quais procedimentos devem ser adotados pelos agentes de viagens para lançar os leads e as vendas no Turismo Guru

Passo A Passo

1. PESQUISANDO SE O LEAD É NOVO OU JÁ CADASTRADO NO SISTEMA

Utiliza-se a opção Passageiros no menu esquerdo do sistema, e antes de se cadastrar o Lead é necessário fazer uma busca para ter certeza que ele já não tem um cadastro na agência.

A busca pode ser feita por qualquer parte do nome, e-mail, CPF ou telefone. Se o cliente não estiver na lista, basta clicar no botão de Novo Passageiro para iniciar o cadastro.

2. CADASTRANDO UM LEAD

Os dados básicos esperados de um Lead são apenas o seu nome, e-mail e telefone de contato. Além disso, o agente deve indicar também o seu próprio nome no campo AGENTE DE VIAGENS e indicar que o TIPO CONTATO é LEAD EM COTAÇÃO.

Os demais campos só precisam/serão preenchidos no caso do Lead se tornar cliente, ou seja, comprar algo pela primeira vez.

3. ADICIONANDO UMA ANOTAÇÃO DO QUE FOI COTADO

Outra coisa importante é fazer um rápido registro do que o cliente estava procurando, isso é feito na tela do contato, no menu AÇÕES->ADICIONAR ANOTAÇÃO. Ao longo do processo de atendimento desse cliente, outras anotações podem ser incluídas para ajudar na continuidade do processo.

4. FUNIL SIMPLIFICADO DE VENDAS

Pronto, com esses simples passos o sistema já organiza o Funil Simplificado de Vendas do Agente e que fica sempre visível na tela de abertura do sistema.

Dessa forma, o Agente terá fácil acesso ao cadastro e histórico de cada cotação que está sob sua responsabilidade, bem como será avisado quando um cliente que já realizou a compra entrar em período de viagem (CLIENTE EM VIAGEM). Existem 3 TIPOS DE CONTATOS que são exibidos no Funil:

 

LEAD EM COTAÇÃO:

Manter aquecida a oportunidade de vendas com troca de e-mails e reforço no valor do que foi ofertado. Se o cliente informar que não vai fechar, ou se parar de responder por muito tempo deverá ser modificado para LEAD FINALIZADO
Se a venda for realizada proceder como descrito no item abaixo.

CLIENTE EM COTAÇÃO:

Idem ao Lead com a diferença que o histórico do cliente deve ser usado a nosso favor no processo da venda. Valorizando a relação já existente e segurança de fazer outra viagem com uma agência que “deu certo”.

CLIENTE EM VIAGEM:

Aparece no seu Funil no dia da partida prevista do cliente e desaparece no dia previsto para o retorno. Recomenda-se desejar boa viagem e se colocar à disposição do cliente, via Whatsapp por exemplo, para dar suporte durante a viagem. Esse acompanhamento e atenção dada ao cliente, em alguns casos, meses após a compra, pode ser a diferença numa próxima viagem ser cotada com você novamente.

É importante não deixar a quantidade de oportunidades se acumular demais no Funil, caso contrário, acaba ficando inviável manter uma ação concreta sobre cada uma delas. Se você colocar um LEAD EM COTAÇÃO como LEAD FINALIZADO e depois ele retomar o contato e fechar não tem problema nenhum, é só acessar seu cadastros e concluir o processo.

5. REGISTRANDO UMA VENDA

Quando o Lead decide pela compra é necessário editar seu cadastro para completar o máximo de informações pessoal possível para ajudar nas ações de relacionamento e propaganda que serão realizadas para trazê-lo de volta e loja no futuro.

Além disso, deve-se utilizar o menu AÇÕES -> LANÇAR UMA VENDA para registrar os produtos que o cliente comprou e quem foi o vendedor.

O número da venda é o número da reserva principal e os produtos já estão pré-cadastrados conforme abaixo, podendo porém serem editados ou incluído algum novo.

Seguro Viagem

Hotel 1 estrela

Hotel 2 estrelas

Hotel 3 estrelas

Hotel 4 estrelas

Hotel 5 estrelas

Locação de Veículo Nacional

Locação de Veículo Internacional

Cruzeiro Internacional

Cruzeiro Nacional

Pacote Nacional

Pacote Internacional

Passagem Aérea Nacional

Passagem Aérea Internacional

Passagem Rodoviária Nacional

Passagem Rodoviária Internacional

Ingresso

No Botão de [+] o agente vai inserindo cada item adquirido e ao final salva a venda completa.

 

6. DATA DA PARTIDA E DATA DO RETORNO

Para alimentar as mensagens automáticas de boa viagem e a pesquisa de satisfação pós-retorno da viagem é necessário se registrar a DATA PARTIDA e DATA CHEGADA de cada venda. A partir do cadastro do Contato acessar AÇÕES->ASSOCIAR ESSE CONTATO A UM EVENTO.